sexta-feira, fevereiro 10, 2006

1 ano na indonésia pela Paz


Fez ontem, dia 9 de fevereiro de 2006 ,um ano em que, depois duma manhã cheia de nós na garganta , lágrimas disfarçadas e muitos nervos ,vimos a marta subir as escadas rolantes do aeroporto da portela, a cantar (e obrigando-nos a fazer o mesmo) o "so long, farewell" da música no coração , sussurrando a parte do "goodbye", rumo á indonésia!
Foi integrada nas" brigadas de paz internacionais"como voluntária ,com a missão de protecção e apoio ás organizações locais defensoras dos direitos humanos e empenhadas na assinatura dum tratado de paz entre o governo indonésio e a guerrilha ,tratado esse que foi mesmo assinado em agosto (possivelmente muito ajudado pela grande exposição ao mundo a que se viram obrigados após o tsunami !)
Esteve até ao principio de junho em Yogyakarta ,na ilha de java, por conta dela,a tirar um curso de bahasa (lingua indonésia) que acabou com a apresentação do trabalho final,em que tinha que falar 1 hora ,em indonésio, para uma audiência de vários professores!
O tema era de escolha livre ,e ela escolheu "os santos populares em portugal" em que ,entre outras coisas, mostrou como se faziam bandeiras , cravos de papel e pasteis de "bacalhau",fritos , e todos comidos durante a apresentação!
Em junho,foi para Banda Aceh , ilha de Sumatra, onde tem estado até agora ,mas que vai deixar no dia 13 para ir pra Jakarta onde vai acabar o contrato que tem até fim de maio com as PBI !
Não vou dizer mais nada, porque o momento é solene !
As saudades ,essas, são atenuadas pelas histórias que contam a riqueza de uma vida como cidadã do mundo , ao serviço duma causa superior!
E á laia de homenagem vou tentar aqui por algumas fotografias ,umas recentes ,e outras antigas (amanhã arranjo mais! ),como presente prá Marta, porque tenho a certeza que vai gostar!

1 comentário:

Anónimo disse...

Querida Marta:

Tenho muitas saudades suas. Faz-me muita falta aqui. Queria saber de si, como está? como foi a mudança?
As nossas mães são incriveis, adptam-se logo as nossas mudanças e acompanham-nos lado a lado...adorei o texto da sua mãe!!
Prometo noticias em breve! Not a easy time...
Um beijinho de parabéns por conseguir estar aí e aguentar tantas diferenças...!
Prima Vera